© Paulo Abreu e Lima

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Lua de Janeiro (e uma perguntinha)



A Lua (sempre maiúscula) é o maior satélite natural do sistema solar em relação ao seu planeta - tem um quarto do tamanho da Terra. Acompanha-a na sua órbita à volta do Sol e percorre dois movimentos principais: translada (translação) uma elipse em torno da Terra durante cerca de 28,5 dias e gira à volta do seu próprio eixo (rotação) durante o mesmíssimo tempo. Deste facto infere-se que i) da Terra, só se observa uma única face e ii) um dia lunar corresponde sensivelmente a 14,25 dias terrestres. Em qualquer local da Terra, a Lua, como o Sol (aparentemente), nasce do Leste e põe-se no Oeste. Ponto.

As duas fotos supra foram tiradas exactamente do mesmo local terrestre, no mesmo dia (11 de Janeiro deste ano). Uma à tarde e outra à noite. Perguntinha: Por que razão a primeira tem a "barriga" virada para cima e a segunda virada para baixo, num aparente movimento no sentido dos ponteiros do relógio? Amanhem-se.

11 comentários:

  1. Porque a primeira estava acordada e a segunda estava a dormir!
    :-))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Resposta não só correcta como cientificamente comprovada. Muito bem, Helena! :-))

      Eliminar
  2. Pus-me a pensar nisso, tentei pesquisar, confesso, mas rapidamente desisti. Deve ter a ver com a inclinação do eixo e a rotação e a órbita não sei do quê, blablaba...
    Gostava de saber, claro, curiosa como sou, mas prefiro ficar à espera da sua resposta, científica e rigorosa, de especialista - que é -, e que eu sei que vai acabar por dar. É que prefiro encantar-me só a olhá-la, deixando-me enfeitiçar pelo seu mistério. Também já é tanto...

    (E depois, este mês de início de ano, esta série que é já para mim imperdível, deu direito a dose dupla - versão diurna e nocturna, ambas magníficas! - o que é bem a prova que há esperas muito recompensadoras ;)

    Beijinho Paulo! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isabel,

      Nunca neste espaço me poria com considerações astrofísicas de teor exclusivamente científico. Trata-se de uma ilusão óptica, a Lua não se alterou, nem rodou, do dia para a noite. Vamos por partes. A superfície iluminada numa, como na outra, fotografia é exactamente a mesma (pode verificar pelas manchas mais escuras - mares lunares). Imagine uma abóboda em forma de semi-esfera, como um planetário (já foi ao de Lisboa?). Na primeira foto a Lua está a nascer de um dos lados (do Leste). Entretanto vai subido até ao ponto mais alto e depois descendo até ao outro ponto (Oeste), sempre intacta, sem rotações giratórias, sem nada. Do lado oposto surge virada ao contrário, certo? Faz de conta que em vez da Lua, temos um ponto de exclamação (!). Se este mover-se colado a uma abóboda (celeste) de uma lado para o outro (do Nascente para o Poente), sem se mexer, acaba no outro lado como um ponto de exclamação invertido, à espanhola (¡).

      Claro que isto é uma explicação simples, ou aparente, pois não é a Lua que atravessa o céu, mas a rotação da Terra que é muito mais rápida e de sentido inverso ao movimento de translação da Lua em torno da Terra. Daí ter achado muita piada à explicação da Helena, tão mais simples como verdadeira.

      Espero que tenha entendido, beijinho :)

      Eliminar
    2. Entendi, que as suas explicações são claríssimas - estou certa que daria um bom professor! - e gostei muito da explicação. Obrigada, pois! Venham mais luas e o resto. :)

      Eliminar
  3. TERESA PERALTAjaneiro 22, 2014

    Depois de ler, é claro que entendi. Afinal, perguntas inteligentes só podem ter respostas inteligentes. Cabe-me apenas agradecer a explicação e o facto de poder observar duas imagens diferentes, da mesma Lua (sempre com maiúscula)...
    Desta vez, guardei as Luas e a explicação. Obrigada Paulo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre ao dispor, Teresa...

      (Uma confissão: dois amigos que leram a explicação não a compreenderam. Juro que só consigo explicar melhor ao vivo e a cores... :) )

      Eliminar
    2. TERESA PERALTAjaneiro 28, 2014

      Paulo, muito obrigada pela sua disponibilidade. No entanto, se fossem duas amigas (umas, que eu cá sei!...) compreendiam imediatamente a explicação, nem precisava de se preocupar em dar mais esclarecimentos; nem "ao vivo" nem a "cores" ... :)

      Eliminar
    3. Hum, Teresa, receio não ter compreendido... :(

      Eliminar
  4. E eu que ando sempre com os olhos postos lá em cima, também já me tinha ocorrido essa dúvida☺ muito obrigada pela explicação Paulo!
    Beijinho

    ResponderEliminar